O que fazer após terminar o curso de formação de formadores?

    Tornar-se num formador é uma decisão que deverá tomar dependendo do seu contexto profissional e das suas áreas de maior interesse, quer a nível profissional quer a nível social. Como será expectável, o primeiro passo a tomar na sua caminhada até se tornar um formador será frequentar o curso de formação de formadores.


    O curso de formação de formadores é um curso que apresenta vários componentes de leccionação, havendo então a componente mais virada para a parte social e pedagógica, e a componente considerada mais técnica, que se concentra mais nas questões relacionadas com a matéria a leccionar.

    Após frequentar o curso, é necessário e fundamental que o potencial futuro formador conclua este período de leccionação com aproveitamento, pois só assim estão garantidas as capacidades do recém-formado para instruir outros.

    Com o curso concluído e com o aproveitamento comprovado, o formador está agora apto a nível técnico para dar formação. No entanto, chegar até este ponto ainda não é suficiente.
    Após terminar o curso de formação de formadores e obter aproveitamento, é útil e necessária nesta etapa de conclusão a solicitação do CCP.

    O CCP (Certificado de Competências Pedagógicas) permite aos formadores instruírem um determinado grupo de formandos em cursos de formação homologados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.

    No entanto, o CCP apenas pode ser solicitado por determinado indivíduo se o curso de formação de formadores que este frequentou for homologado pelo IEFP, caso contrário este certificado não será emitido.

    A obtenção do CCP é bastante importante, pois garante que o formador tem realmente as competências necessárias para o exercício da sua função, pois, como referido acima, frequentou um curso que é considerado oficial e por isso homologado por uma instituição ligada ao Estado.

    Após obter o CCP, o Instituto do Emprego e Formação Profissional também possui mecanismos que permitem aos formadores procurarem empresas e instituições que estejam à procura de formadores, facilitando assim o processo de procura de trabalho.